Realizar tarefas de configuração de rede em uma máquina virtual durante a instalação e após o sistema instalado com a distribuição Linux Debian, conforme as instruções a seguir.
Você foi contratado como técnico de laboratório por uma instituição de ensino para realizar a manutenção das máquinas de todos os laboratórios de informática. Essa instituição oferta cursos nas áreas de Web Design, Segurança da Informação e Redes de Computadores. Os laboratórios são equipados com máquinas com o Ubuntu instalado como Sistema Operacional.
O professor da disciplina de Redes de Computadores solicitou a você a configuração de uma rede específica para a disciplina, de modos que ele consiga realizar todos os experimentos sem interferir no funcionamento da rede da instituição como um todo. Essa rede deve ser configurada sem o uso do DHCP, pois todas as máquinas serão configuradas com endereços IP estáticos (manualmente).
Para realizar essa tarefa, você contará com a ajuda de outro técnico de laboratório. Antes de realizar os procedimentos nas máquinas reais, vocês devem utilizar uma máquina virtual com o Ubuntu, de modos a validar todo o processo de configuração da nova rede .
O responsável pela administração dos endereços IP, reservou a rede 172.16.x.64/26 para ser utilizada no laboratório de redes. Com essa informação foi confeccionado um diagrama com o esquema da solução desejada:
A tabela abaixo contém o resumo do contexto:
Rede da dupla | 172.16.x.64/26 |
Endereço do gateway | 172.16.x.65 |
Endereço do Cliente 01 | 172.16.x.66 |
Endereço do Cliente 02 | 172.16.x.67 |
Endereço do Cliente 03 | 172.16.x.68 |
Os alunos devem se dividir em duplas, com cada dupla sendo numerada. Cada dupla terá uma rede própria, seguindo o padrão 172.16.x.64/26 (x corresponde ao número da dupla).
O único objetivo da prática é configurar a máquina de modos que ela tenha conectividade com todas as outras redes. Como estamos trabalhando com máquinas virtuais, para que a prática funcione, as máquinas virtuais devem estar com a interface de rede configurada no modo Bridge. Essa configuração é feita com a máquina virtual desligada, editando suas configurações no VirtualBox. A seguir, os passos para que a configuração de rede seja feita com sucesso:
ping 172.16.x.65
O resultado do comando deve ser algo como:
64 bytes from 172.16.x.65: icmp_req=1 ttl=64 time=0.072 ms 64 bytes from 172.16.x.65: icmp_req=2 ttl=64 time=0.034 ms 64 bytes from 172.16.x.65: icmp_req=3 ttl=64 time=0.040 ms 64 bytes from 172.16.x.65: icmp_req=4 ttl=64 time=0.037 ms 64 bytes from 172.16.x.65: icmp_req=5 ttl=64 time=0.042 ms
Ao final poderá ser realizado o mesmo teste com o IP das máquinas das redes das outras duplas.
Inicialmente será feita a configuração da rede durante o processo de instalação do Debian. Cada dupla deverá instalar duas máquinas, cada uma atuando como um cliente distinto.
O roteiro abaixo trata dos itens relacionados a configuração de rede durante a instalação. Para os demais itens de instalação, utilizar sempre o padrão.
Iremos utilizar a configuração de rede manual.
Caso a necessidade fosse de uma configuração via DHCP durante a instalação, o roteiro seria:
Ao final utilize o comando ping para verificar se as máquinas instaladas estão com conectividade entre si. Caso o resultado dele seja positivo, a máquina está com a rede devidamente configurada e pronta para ser utilizada.
Em seguida faremos a configuração de rede utilizando a máquina virtual já instalada. Utilize o Guia prático de Configuração de Rede no Debian para verificar como configurar a rede em um sistema Debian.
Cada integrante da dupla deverá configurar a interface da sua máquina para obter as configurações de rede via DHCP.
Ao final utilize o comando ping para verificar se as máquinas configuradas estão com conectividade entre si. Caso o resultado dele seja positivo, a máquina está com a rede devidamente configurada e pronta para ser utilizada.