Um Endereço de Protocolo da Internet (Endereço IP), do inglês Internet Protocol address (IP address), é um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.) conectado a uma rede de computadores que utiliza o Protocolo de Internet para comunicação. Um endereço IP serve a duas funções principais: identificação de interface de hospedeiro ou de rede e endereçamento de localização.
Endereços IP são atribuídos a um host, no momento da inicialização, ou permanentemente pela configuração fixa de seu hardware ou software. Configuração persistente é também conhecido como a utilização de um endereço IP estático. Em contraste, nas situações em que o endereço de IP do computador é atribuído de forma automática, isto é conhecido como a utilização de um endereço de IP dinâmico.
Endereços IP estáticos são atribuídos manualmente a um computador por um administrador. O procedimento exato varia de acordo com a plataforma. Isto contrasta com endereços IP dinâmicos, que são atribuídas tanto pela interface do computador ou software próprio hospedeiro, ou atribuído por um servidor usando o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP).
Os novos sistemas instalados com o Debian Stretch irão utilizar um novo esquema de nomes para as interfaces de rede em substituição aos antigos nomes (eth0, eth1, etc). O antigo método de atribuição de nomes sofria de condições em que havia conflitos na disputa de nomes, o que tornava possível os nomes das interfaces mudarem inesperadamente. Além disso era incompatível com a montagem do sistema de arquivos raiz como somente leitura. O novo método de atribuição de nome baseia-se em mais fontes de informação, para produzir um resultado mais repetível. Utiliza números de índice do firmware/BIOS e depois tenta o número do slot da placa PCI, produzindo números como ens0 ou enp1s1 (ethernet) ou wlp3s0 (wlan). Os dispositivos USB podem ser acrescentados ao sistema em qualquer altura, e terão os seus nomes baseados nos seus endereços MAC de ethernet.
Esta alteração não se aplica a upgrades de sistemas jessie; os nomes continuarão a ser assegurados por /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules. Para mais informação, veja /usr/share/doc/udev/README.Debian.gz ou a documentação original.
Realize as adaptações necessárias quando for configurar sua rede.
Suponha que você esteja em uma rede que possua um servidor DHCP para realizar a configuração automática das máquinas. Suponha ainda que sua máquina possui uma única interface de rede e que o Debian tenha reconhecido ela como enp0s0.
Para que sua máquina consiga se auto-configurar via DHCP, é necessário indicar isso no arquivo de configuração destinado para tal fim. Edite o arquivo /etc/network/interfaces de forma que inclua as linhas abaixo (como sugestão, utilize o pico). Caso já exista alguma linha de configuração para a interface enp0s0, elas devem ser apagadadas, antes de inserir as novas. A edição deve ser feita com poderes de superusuário.
auto enp0s3 allow-hotplug enp0s3 iface enp0s3 inet dhcp
Entendendo o que foi feito:
Ao final da configuração, execute os comandos abaixo, para que as novas configurações de rede sejam carregas.
ip link set dev eth0 down
ip link set dev eth0 up
Para verificar a configuração de rede que está valendo na máquina utilize o comando:
ip addr show enp0s3
Caso ocorra algum erro, verifique se o arquivo /etc/network/interfaces não possui nenhum erro. O arquivo completo deveria ficar conforme abaixo:
# This file describes the network interfaces available on your system # and how to activate them. For more information, see interfaces(5). source /etc/network/interfaces.d/* # The loopback network interface auto lo iface lo inet loopback # The primary network interface auto enp0s3 allow-hotplug enp0s3 iface enp0s3 inet dhcp
Realize as adaptações necessárias quando for configurar sua rede.
Suponha que você quer configurar uma interface Ethernet que tem um endereço IP fixo 192.168.0.123/24. Suponha ainda que sua máquina possui uma única interface de rede e que o Debian tenha reconhecido ela como enp0s3. Suponha também que 192.168.0.1 é o endereço do gateway da LAN para a Internet.
Edite o arquivo /etc/network/interfaces de forma que inclua as linhas abaixo (como sugestão, utilize o pico). Caso já exista alguma linha de configuração para a interface enp0s3, elas devem ser apagadadas, antes de inserir as novas. A edição deve ser feita com poderes de superusuário.
auto enp0s3 allow-hotplug enp0s3 iface enp0s3 inet static address 192.168.0.123 netmask 255.255.255.0 gateway 192.168.0.1
Entendendo o que foi feito:
Ao final da configuração, execute o comando abaixo, para que as novas configurações de rede sejam carregas.
ip link set dev eth0 down
ip link set dev eth0 up
Para verificar a configuração de rede que está valendo na máquina utilize o comando:
ip addr show enp0s3
Caso ocorra algum erro, verifique se o arquivo /etc/network/interfaces não possui nenhum erro. O arquivo completo deveria ficar conforme abaixo:
# This file describes the network interfaces available on your system # and how to activate them. For more information, see interfaces(5). source /etc/network/interfaces.d/* # The loopback network interface auto lo iface lo inet loopback # The primary network interface auto enp0s3 allow-hotplug enp0s3 iface enp0s3 inet static address 192.168.0.123 netmask 255.255.255.0 gateway 192.168.0.1