Caso a máquina esteja dentro de uma rede que utilize o proxy, precisa-se configurar o sistema indicando qual o proxy da rede. O aluno deve verificar qual o endereço do proxy de sua rede, antes de realizar a configuração. Abaixo um exemplo de endereço:
A seguir as formas existentes para configurar o proxy no Ubuntu. Deverá ser escolhida a forma mais adequada de forma a atender a necessidade do usuário. Apenas uma forma deverá ser utilizada.
http://ip_proxy
e porta
, respectivamente;Nas versões mais recentes do Ubuntu a interface gráfica mudou e o caminho da configuração também. Nesses casos deve-se buscar a opção de configuração de rede. Caso não obtenha sucesso, deve-se utilizar um outro método de configuração de proxy.
Obs: O ip_proxy
e o porta
devem ser substituídos pelos dados do proxy da rede.
Nesse caso a configuração só é válida para o aplicativo apt, utilizado para realizar a gestão de pacotes.
Acquire::http::proxy "http://ip_proxy:porta/"; Acquire::https::proxy "https://ip_proxy:porta/";
Obs: O ip_proxy e o porta devem ser substituídos pelos dados do proxy da rede.
Nesse método o proxy é configurado através de uma variável de ambiente colocada antes do comando e só é válido para o comando em questão. Toda vez que um novo comando que precise do proxy for executado, a configuração precisa ser realizada. A linha abaixo é um exemplo de execução de comando junto com a configuração de proxy:
# http_proxy=http://ip_proxy:porta apt-get update
O exemplo acima executa o comando apt-get update
junto com a variável de ambiente, posicionada antes do comando. O # não faz parte do comando, serve apenas para indicar que o comando precisa de poderes de root.
Para o caso do comando APT, para utilizar o método via variável de ambiente, o arquivo /etc/apt/apt.conf
deverá estar vazio, sem nenhuma configuração.
Obs: O ip_proxy
e o porta
devem ser substituídos pelos dados do proxy da rede.