Os alunos devem se dividir em duplas e devem utilizar uma máquina virtual com o Ubuntu.
A máquina virtual que será utilizada pela dupla será um Ubuntu disponibilizado da forma que a dupla achar melhor. Poderá ser instalado ou utilizado no modo de teste.
Caso a máquina esteja dentro de uma rede que utilize o proxy, precisa-se configurar o sistema indicando qual o proxy da rede. No caso da rede do Campus Taguatinga, o endereço do proxy é o seguinte:
A seguir as formas existentes para configurar o proxy no Ubuntu. O aluno deverá escolher a forma mais adequada para a execução da prática.
Acquire::http::proxy "http://10.102.0.15:8080/"; Acquire::https::proxy "https://10.102.0.15:8080/";
Nesse método o proxy é configurado através de uma variável de ambiente colocada antes do comando e só é válido para o comando em questão. Toda vez que um novo comando que precise do proxy for executado, a configuração precisa ser realizada. A linha abaixo é um exemplo de execução de comando junto com a configuração de proxy:
# http_proxy=http://10.102.0.15:8080 apt-get update
O exemplo acima executa o comando apt-get update
junto com a variável de ambiente, posicionada antes do comando. O # não faz parte do comando, serve apenas para indicar que o comando precisa de poderes de root.
Um dos objetivos da prática é realizar a instalação e remoção de alguns pacotes. Utilize os aplicativos ou comandos vistos na última aula para conseguir realizar as instalações e remoções. Pode-se utilizar os seguintes aplicativos/comandos. A escolha de qual programa utilizar fica a critério da dupla.
Para que a correção da prática seja possível, precisa-se cria uma pasta dentro da pasta pessoal do usuário, com o nome arquivos_pratica.
Deverá ser executado o comando abaixo e sua saída deverá ser redirecionada para o arquivo chamado pacotes, que deverá ser colocado dentro da pasta arquivos_pratica, criada anteriormente.
dpkg -l
A correção da prática será realizara pelo professor, através do acesso remoto a máquina, utilizando o programa ssh.