Tabela de conteúdos

Prova Prática - Gerência de Pacotes + Solução de cache para pacotes DEB

Regras

Execução da Prática

Contexto da prática


Você foi contratado como técnico de laboratório por uma instituição de ensino para realizar a manutenção das máquinas de todos os laboratórios de informática. Essa instituição oferta cursos nas áreas de Web Design, Segurança da Informação e Redes de Computadores. Os laboratórios são equipados com máquinas com o Ubuntu instalado como Sistema Operacional.

Uma de suas atribuições como responsável pela manutenção do laboratório é manter o sistema operacional das máquinas sempre atualizado, com as novas versões dos principais pacotes instalados. A atualização da versão do sistema operacional como um todo deve ser feita somente antes do início do semestre. Após as primeiras atualizações realizadas por você, o administrador da rede entrou em contato informando que o processo de atualização estava sobrecarregando o link de internet da escola, prejudicando inclusive o acesso externo aos sites institucionais.

Com intuito de resolver o problema de sobrecarga do link em virtude das atualizações, você realizou uma pesquisa por soluções que evitassem o acesso a internet para realizar o download dos pacotes. Foram encontrados dois tipos de soluções, uma que utiliza uma cópia do repositório oficial do Ubuntu e outra que utiliza um sistema de cache. Após o estudo das soluções você decidiu por utilizar a baseada em cache. Para validar a solução, você precisa instalar o servidor e configurar algumas máquinas clientes para utilizar esse servidor no processo de atualização de pacotes.

Para realizar essa tarefa, você contará com a ajuda de outro técnico de laboratório. Antes de realizar os procedimentos nas máquinas reais, vocês devem utilizar uma máquina virtual para ser servidor, instalada com o Debian, e máquinas virtuais clientes, instaladas com o Ubuntu, de modos a validar todo o processo de configuração da solução. As máquinas deverão ser configuradas via DHCP da rede do IFB, visto que não existe a necessidade de uma configuração de rede especifica. Com essa informação foi confeccionado um diagrama com o esquema da solução desejada:

Esquema

A tabela abaixo contém o resumo do contexto e a característica das máquinas:

Máquina IP Sistema Operacional Memória
Servidor Apt-Cacher Via DHCP Debian Squeeze 512 MB
Máquina cliente 01 Via DHCP Ubuntu 512 MB
Máquina cliente 02 Via DHCP Ubuntu 512 MB

Instalação das máquinas virtuais


Como iremos instalar um servidor que será acessado pelas máquinas clientes, precisamos configurar as interfaces de rede de cada máquina virtual no modo bridge, de modos que as máquinas virtuais fiquem na mesma rede, mesmo que estejam instaladas em máquinas reais distintas. Abaixo segue as instruções para realizar a instalação da máquina que será servidor e das máquinas que serão clientes.

Servidor

A máquina virtual destinada ao servidor Apt-Cacher deverá ser instalada, visto que necessita de um esquema de particionamento específico para atender a demanda. Deverá ser utilizado o Sistema Operacional Debian Squeeze, instalado conforme as instruções abaixo.

Configuração da máquina virtual

Instalação do Debian Squeeze

Download do ISO Para baixar o ISO do Debian Squeeze NetInstall acesse o site oficial do Debian (http://www.debian.org) ou clique AQUI!!!

A instalação do Debian Squeeze deve ser feita observando o seguinte:

Esquema de particionamento

Partição Tipo Sistema de arquivos Ponto de Montagem Tamanho
/dev/sda1Primáriaext4/boot100MB
/dev/sda5Lógicaext4/500MB
/dev/sda6Lógicaswap - 512MB
/dev/sda7Lógicaext4/tmp512MB
/dev/sda8Lógicaext4/usr2GB
/dev/sda9Lógicaext4/home1GB
/dev/sda10Lógicaext4/varrestante
/dev/sdb1Primáriaext4/var/cache/apt-cacher80GB

Cliente

Cada uma das máquinas virtuais Cliente que serão utilizadas pela dupla será um Ubuntu disponibilizado da forma que a dupla achar melhor. Poderá ser instalado ou utilizado no modo de teste. A configuração de Rede da máquina cliente deve ser feita via DHCP.

Roteiro Prática Apt-Cacher


Configuração do Servidor Apt-Cacher

Cada dupla deverá realizar a instalação e configuração do servidor Apt-Cacher, utilizando a máquina virtual criada para esse fim. O link a seguir possui as instruções para realizar as instalações e configurações:

O Apt-Cacher possui diversas configurações que podem ser alteradas, de modos a deixar o serviço funcionando de acordo com as necessidades da Instituição. Para a prova prática basta alterar as configurações abaixo, deixando elas com os valores adequados a rede do IFB.

http_proxy=10.102.0.15:8080
use_proxy=1

Ao final realize os testes descritos no tutorial para verificar se o serviço foi corretamente instalado.

Configuração das máquinas Clientes

Após a configuração do servidor, a dupla deverá realizar a configuração dos clientes para usar o serviço Apt-Cacher. Para que consiga realizar a configuração com sucesso é preciso saber o endereço IP do servidor. Para isso utilize o comando abaixo. O resultado dele mostra o endereço IP da máquina.

# ifconfig

O link a seguir possui as instruções para realizar as configurações do cliente. Escolha um dos métodos disponíveis para realizar a instalação.

Ao final realize os testes no cliente para verificar se a configuração foi feita de forma correta. O tutorial explica como realizar esses testes.

Gerência de pacotes


Um dos objetivos da prática é realizar a instalação e remoção de alguns pacotes nas duas máquinas clientes. O Ubuntu, derivado do Debian, possui o dpkg como software principal do sistema de gerenciamento de pacotes. Existem outros softwares que permitem a instalação de pacotes, mas todos eles utilizam o dpkg como software base. Esses softwares deixam o dpkg mais completo, adicionando resolução de dependências e interface gráfica, tornando o processo de instalação de pacotes uma tarefa relativamente simples.

A seguir os demais aplicativos utilizados para instalar pacotes:

A lista de pacotes e o método de instalação estão detalhados a seguir. Deverão ser instalados pacotes utilizando o synaptic (ou Central de Programas Ubuntu, nas versões mais novas) e apt. A remoção poderá ser feita utilizando qualquer aplicativo. Os procedimentos deverão ser realizados em ambas as máquinas clientes. Caso necessite de ajuda, acesse o Guia de Gerenciamento de Pacotes Utilizando DEB, clicando aqui.

Algumas versões do Ubuntu possuem um Bug no software Central de Programas do Ubuntu, o que impede a instalação de pacotes utilizando esse método. Pará evitar esse problema, é preciso atualizar alguns pacotes já instalados. Para isso utilize os comandos abaixo, dentro do terminal, antes de processeguir com a prática:

# apt-get update
# apt-get upgrade

Pacotes que devem ser INSTALADOS utilizando a Central de Programas Ubuntu:

Os pacotes a seguir devem ser instalados utilizando a ferramenta para interface gráfica synaptic ou a Central de Programas Ubuntu, nas versões mais novas do Sistema Operacional.

Pacotes que devem ser INSTALADOS utilizando o APT:

Deverá ser instalada a versão 5.x.0 do pacote fwbuilder, utilizado para a construção de firewall. Utilize as instruções a seguir para conseguir realizar a instalação.

Adicione a linha abaixo ao final do arquivo /etc/apt/sources.list (substitua “maverick” por “lucid” ou outro nome, dependendo da sua versão do Ubuntu). Essa linha irá adicionar um novo repositório de pacotes, específico para o software fwbuilder. Lembre de colocar as informações do servidor Apt-Cacher (IP.DO.SEU.SERVIDOR:3142/apt-cacher) no endereço.

deb http://IP.SERVIDOR.APT-CACHER:3142/apt-cacher/packages.fwbuilder.org/deb/stable/ maverick contrib

Uma outra forma de adicionar o novo repositório é utilizando o comando apt-add-repository. Da mesma forma que na opção anterior, “maverick” deve ser substituída pelo nome corresponderdes versão do Ubuntu.

apt-add-repository "deb http://IP.SERVIDOR.APT-CACHER:3142/apt-cacher/packages.fwbuilder.org/deb/stable/ maverick contrib"

Atualize a lista de pacotes:

# apt-get update

Por fim, realize a instalação do pacote fwbuilder:

# apt-get install fwbuilder

Pacotes que devem ser REMOVIDOS utilizando qualquer método:

Todos os pacotes devem ser totalmente removidos, incluíndo os arquivos de configuração.

Geração do relatório de utilização do cache


Após realizar as configurações e instalações dos pacotes é necessário realizar a geração do relatório do Apt-Cacher, para que possa ser verificado as informações de utilização do mesmo. O link a seguir possui as instruções para realizar a geração desse relatório. Ele deve ser confeccionado manualmente, visto que a máquina não ficará ligada tempo suficiente para que a geração seja realizada de forma automática.

Ao final, realize o acesso ao relatório para verificar se a geração ocorreu sem problemas.

Correção da Prática

A correção da prática será feita pelo professor. Quando finalizar os trabalhos, chame o professor para que ele faça a correção.

Conclusão

O apt-cacher lhe será muito útil se você tiver muitos servidores com a mesma distribuição (Debian, Ubuntu), vai lhe poupar tempo e largura de banda e não veremos o chefe reclamando que a internet está lenta quando estivermos instalando muitos e muitos pacotes nos servidores. :-)




Divisão das Duplas

Dupla 01Kaio
Wildemark
Dupla 02Marileide
Claudia
Dupla 03Carlos
Rubens
Dupla 04Leandro

Critérios da correção da prática

Nr Critério Valor Máximo
01Instalação/Configuração da máquina virtual servidor 0,50
02Particionamento da máquina virtual servidor 1,00
03Instalação/Configuração das máquinas virtuais clientes 0,50
04Instalação/Configuração do Apt-Cacher no servidor 2,00
05Configuração do Apt-Cacher nos clientes 2,00
06Instalação de pacotes utilizando o synaptic 1,00
07Instalação de pacotes utilizando o apt 1,00
08Remoção de pacotes 0,50
09Geração de Relatório do Apt-Cacher 1,50

Resultado da prática

Critérios
Duplas 01 02 03 04 05 06 07 08 09 Total
01 0,50 1,00 0,50 2,00 2,00 1,00 1,00 0,50 1,50 10,00
02 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
03 0,50 1,00 0,50 2,00 2,00 1,00 1,00 0,50 1,50 10,00
04 0,50 1,00 0,50 2,00 2,00 0,50 0,50 0,00 1,00 8,00

Lições Aprendidas