A documentação da infraestrutura de uma rede é uma boa prática e contribui para melhorar o gerenciamento da rede e para que os profissionais sejam mais produtivos. O ideal seria que ela fosse elaborada e atualizada automaticamente por alguma ferramenta. Caso isto não seja possível, uma documentação básica inicial deverá ser feita, e aos poucos ela deverá ser incrementada, até atender as necessidades em sua totalidade.
Uma boa sugestão de ferramenta para documentação é o wiki (“software colaborativo que permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação”). Ele é um software voltado a web, possui histórico de tudo que é alterado e várias outras vantagens. Mas existem várias outras ferramentas que podem ser usadas em uma documentação. A escolha vai do gosto e da necessidade de cada um.
Toda a documentação do projeto deverá ser feita no Dokuwiki instalado na rede de cada sede. Apenas o relatório Técnico é que deverá ser feito seguindo o modelo disponibilizado ao final desta página.Todo modelo de documentação apresentado aqui é somente uma referência para a confecção dos documentos necessários ao Projeto, podendo sofrer alterações durante o decorrer do mesmo.
A organização do conteúdo disponibilizado no Dokuwiki é de responsabilidade de cada grupo. A organização apresentada abaixo é o mínimo que cada grupo deve ter de documentação.
O relatório técnico deverá ser escrito seguindo o formato de artigo completo disponibilizado pela SBC. Clique Aqui e obtenha o arquivo contendo o modelo para MS Office, OpenOffice e Latex. A seguir uma proposta de tópicos que devem constar no artigo: