Quando reutilizamos um hd virtual geralmente o linux já gerou as regras específicas de acesso as interfaces de rede atribuindo o mac a interface de rede.
Quando tentamos iniciar o networking na outra máquina virtual obtemos algum erro como “no such device”. isso acontece porque a regra existente no sistema se refere a uma interface de rede com endereço mac diferente do atual.
O cara que controla o acesso a qualquer tipo de interface(usb, firewire, pci, etc….) no linux(debian e ubuntu, não sei em outras distribuições) é um tal de udev.
Deve haver um workaround mais recomendado quando encontramos esse tipo de problema, não conheço bem o udev, mas vou descrever o que costumo fazer quando isso ocorre, sempre dá certo se seguir a receita….
antes de fazer modificações definitivas em algum arquivo(vim, mv, rm), é imprescindível o backup dele
cp /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules_old
vim /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules
Deverá encontrar linhas como essa:
# PCI device 0x1022:0x2000 (pcnet32) SUBSYSTEM==“net”, DRIVERS==“?*”, ATTRS{address}==“00:0c:29:64:43:c0”, NAME=“eth0”
vc pode comentar “#” a linha onde aparece SUBSYSTEM…. ou ainda remover essas duas linhas sem problema nenhum!
Salve o arquivo então, é só reiniciar a máquina:
execute reboot, init 6 ou qualquer comando de reiniciar….
Quando a máquina “estartar” de novo já vai criar as regras corretas para sua interface de rede eth0 atualizando o novo mac atribuído pelo virtualbox para sua máquina virtual…
Como falei no início isso é só uma maneira que achei pra sanar o problema, lendo sobre o udev e entendendo seu funcionamento vc deve encontrar alguma outra forma mais recomendada….
Link recomendado sobre o udev: